Sobre o Artista

Início da Carreira Artística

Rogério Renato da Silva, nascido em 11 de agosto de 1974 na cidade de Recife / Pernambuco, começou a carreira musical aos 15 anos de idade, integrando como cantor da Banda Advanced Crew, formada por ele nos vocais, Max Pina (Tio Beto Sorvetes) e Camilo Cavalcante (Aurora Cinema Novo) nos teclados.

Primeiro Trabalho como Ator

A primeira experiência como ator veio do filme de curta metragem, filmado em VHS Compact, “Cálice“, de Camilo Cavalcante.

A “Casa do Estudante da UFPE” tinha estrutura precária e era conhecida pelos suicídios de alunos que dependiam dela enquanto estudavam na Universidade Federal de Pernambuco.

Camilo Cavalcante, então, escreveu, roteirizou e dirigiu este filme, que denunciou as péssimas condições em que os estudantes viviam naquela casa.

O curta de Camilo causou grande impacto àquela época, fazendo a Universidade Federal de Pernambuco reformar a “Casa do Estudante”, melhorando desde então a qualidade de vida dos jovens que ali moram.

Um Período na Música Evangélica

Entre os anos de 1990 e início dos anos 2000, Seu Rogério experimentou um período como cantor na música protestante, mas foi na Banda Sete que ele traçou, com sua voz, sua marca na musicalidade e criatividade da Banda, compondo canções que fizeram grande sucesso no meio evangélico quando o grupo se consolidou no forró pé de serra.

O Surgimento de Seu Rogério

Em 2012, questões pessoais levaram Rogério a morar no sudeste do país, na cidade de Uberlândia / MG. Sozinho num quarto de hotel, quando se questionava sobre sua vida, Rogério ouviu uma voz que falou: “Faz aula de piano. Do piano tu vais chegar na sanfona.”. Ele, então, estudou piano com a professora Sandra Brauner.

Em 2013, graças ao aprendizado no piano, desenvolveu a técnica no Acordeom com Lucas da Escola Dedilhando.

Sempre tratou a professora Sandra Brauner com muita polidez. Em várias frases ela dizia: “Mas Seu Rogério…”. Ele, então, adotou carinhosamente o nome artístico Seu Rogério, passando a ser assim conhecido por todos.

A Descoberta Inesperada

A mãe biológica de Seu Rogério, Luziana Maria Ferreira, uma empregada doméstica, morreu logo após o parto, sendo ele adotado e criado pelos seus avós paternos: Amaro e Bernadete. Seu Rogério nunca conheceu o seu avô, Luiz Lira Ferreira, que era natural de Cruz das Armas / Paraíba, pois este faleceu logo após o nascimento do neto.

Já adulto, sabendo que havia sido adotado pelos seus pais, Seu Rogério conheceu sua avó materna, Luzinete Barbosa Ferreira e, ao retornar para Recife nas suas férias, Seu Rogério visitou Dona Luzinete, pegou o acordeom e disse:

– Vovó, olhe só o que estou aprendendo. – Tocando em seguida o instrumento, um acordeom da marca Michael de 80 baixos, adquirido desde 2005, mas que nunca tivera a oportunidade de aprender… Até então.

Dona Luzinete, então, falou:

– Meu filho… Seu avô tocava sanfona aqui no “Alto José do Pinho”.

Seu Rogério, então, percebeu que herdara de seu avô materno a paixão pelo instrumento.

O Retorno

Mesmo adotando a cidade de Uberlândia como sua segunda casa, Seu Rogério retornou ao Recife em dezembro de 2014.

O ano era 2015 quando, já em Pernambuco, participou como um dos cantores principais da Quadrilha Junina Traque de Massa.

Ainda neste ano, ao lado de seu produtor musical Raminho da Zabumba (Arlindo Júnior), Seu Rogério gravou o álbum EP PAU DE ARARA. O álbum tem composições com seu parceiro musical, Max Pina, além de regravações e músicas inéditas de vários compositores.

Interessado em melhorar a experiência de seus fãs e seguidores, Seu Rogério gravou vários clipes, começando com a música Você Entrou em Meu Coração, do álbum PAU DE ARARA, sendo seu último lançamento o clipe da música A Danada da Sonsinha, de João Ferreira Lins.

Em 2018 Seu Rogério inovou mais uma vez, aliando o forró pernambucano com a musicalidade baiana no show “Seu Rogério Canta Gilberto Gil”, que foi apresentado inicialmente no “Sala de Reboco” e, em 2019, no Shopping Tacaruna. O show teve grande repercussão, sendo bastante elogiado pelo público.

Com uma interpretação única, Seu Rogério chegou para inovar no forró pé de serra.

https://open.spotify.com/intl-pt/track/2Jx4qsZO2V9ixS80USZ3TS?si=a1f21b904d8a441c